terça-feira, 8 de maio de 2012

Para que a gente está neste mundo?

O Mundo de Mafalda

    Na tira acima, a famosa garotinha dos quadrinhos, Mafalda faz uma pergunta muito pertinente para os nossos dias, ao seu amigo Felipe. O questionamento, que tem um tom de inocência, remete ao sentido da nossa existência; ao significado da vida. A resposta para isso parece simples, mas a maioria das pessoas age como Felipe, tentam se livra do problema sem dar uma resposta. Isso acontece porque a resolução desta questão não está em algo visível, palpável ou material, mas está exatamente naquilo que não pode ser visto ou apalpado.

    Contudo como obter a resposta? A realidade é que existimos e se existimos precisamos de um sentido para a nossa existência. Quando criamos algo, o fazemos com uma finalidade específica, mesmo que alguns artistas modernos destaquem que suas obras sugiram ao acaso e que não tem finalidade, eles as fazem com o sentido de serem vistas e apreciadas, mesmo que sejam bobagens insanas como as obras de Marcel Duchamp, André Breton e de todo o dadaísmo, essas bobagens também tem um propósito. Alguns céticos materialistas respondem ao problema simplesmente afirmando que tudo isso que vimemos é apenas um sonho e que o cosmos é irreal e não há nada sobre o que pensar. No entanto Chesterton lhes dá uma boa resposta, "...você não pode pensar se não existem coisas sobre as quais pensar" (G. K. Chesterton. Ortodoxia. Mundo Cristão, 2007), se nós conseguimos pensar sobre o mundo e o sobre nós mesmos fica claro que existimos como disse Descartes: "Penso, logo existo".

 
    Mas se existimos e também existe tudo isto que nos rodeia, e se tudo que existe tem um propósito, qual será a nossa finalidade primária e essencial? Sinceramente não consigo ver melhor solução para o problema de Mafalda e também dá maioria das pessoas em nosso mundo. A solução que vejo é aquela que nos mostra as Escrituras. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos nos diz: "Porque dele e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Rm 11.36). Somos de Deus, criados por Ele e para a glória dEle eternamente; esta é a nossa finalidade absoluta. O Breve Catecismo de Westminster nos expõe essa passagem de excelente maneira em sua primeira pergunta e resposta: Qual é o fim principal do homem? O fim principal do homem é glorificar a Deus e sentir prazer nele para sempre. Não há propósito mais seguro para a humanidade do que firmar-se no Deus da Bíblia, glorificá-lo  e alegrar-se nele. ELE, como disse Tomás de Kampis, é: "...o caminho a verdade e a vida. Sem o caminho não há como ir; sem a verdade não há saber; sem a vida não há viver. Eu sou o caminho que você deve seguir; a verdade que você deve crer; a vida pela qual você deve esperar. Eu sou o caminho inviolável; a verdade infalível, a vida sem fim. Eu sou o caminho mais reto; a verdade soberana; a vida verdadeira, vida abençoada, vida incriada" (Imitação de Cristo. 56,1)

    

    O nosso mundo encontra-se desencaminhado, perdido e desnorteado, pois a maioria das pessoas desprezam o Caminho absoluto que é Cristo. Elas tentam se livrar do problema da mesma forma como Felipe fez; desprezando-o. Então elas passam a colocar o sentido das suas vidas em coisas que são visíveis, palpáveis e materiais, mas que se destroem facilmente com a ação do tempo. Então quando elas presenciam o objetivo de suas vidas sendo destruído o desespero toma conta e não encontram onde firmar os seus pés.
Felipe. Quanto mais depressa a gente RESOLVER esse problema melhor. E a solução é Jesus Cristo, O Senhor. Glorifiquemos pois a Ele e nos alegremos nEle!

Guilherme Barros

Um comentário: