terça-feira, 21 de agosto de 2012

Se Manca; Cai na Real!


 
  Você já recompensou alguém? É natural retribuirmos favores, presentes e trabalhos prestados a nós, isso nos faz sentir bem. Algumas pessoas têm o sentimento de dever cumprido e até chegam a dizer: “Estamos quites”. Mas quando não dá para quitar a dívida, o que fazer?
Há milhares de anos os homens barganham com os deuses. Trocam ofertas e sacrifícios por favores divinos. E este costume pagão foi também inserido no cristianismo. Há mais de mil anos as indulgências foram um sucesso na igreja romana, com elas os homens podiam comprar a salvação, comprar perdão de pecados, sair do purgatório ou ter anos a menos nele, e até colocar parentes falecidos em locais privilegiados nos céus ou tirá-los do inferno.
Este costume perverso também tem tomado conta da mentalidade cristã atual. As igrejas estão cheias de pessoas que vão aos cultos dominicais, cantam hinos, ofertam e dizimam, escutam mensagens de autoajuda e logo após duas horas, em média de culto, elas saem satisfeitas e com a sensação de dever cumprido, prontas para voltar as suas vidas de descompromisso e pecados até que no domingo seguinte elas vão novamente oferecer seus “favores” a Deus. Se você faz parte deste grupo então “se manca; cai na real!”. Deus não precisa de você!
O Senhor não deseja trocas e recompensas, pois não podemos recompensá-lo, visto que tudo a ele pertence. Ele não se compraz em sacrifícios e nem se agrada de holocaustos (Salmo 51.16). Mas os “sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito...” (Salmo 51.17) isto Deus não desprezará. 
No salmo 116 o salmista descreve um grande livramento que Deus lhe proporcionou quando laços de morte o cercavam e angustias do inferno se apoderaram dele, após receber tão grande livramento ele faz a seguinte pergunta: “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?” e sua resposta foi: “Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei os meus votos ao senhor na presença de todo o seu povo”. Assim obtemos a resposta sobre o que fazer quando é impossível quitar uma dívida. Precisamos erguer nas nossas vidas a bandeira da salvação em Cristo e cumprir os nossos votos para com Deus diante de todos. Todos precisam saber que você pertence ao povo eleito de Deus, nós precisamos mostrar a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve, o mundo necessita ver a diferença entre o justo e o perverso. Certamente não recompensaremos a Deus com esta atitude, mas demonstramos nossa gratidão para com ele e é isso que ele exige de nós. “Quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31). O Senhor quer que o seu povo honre com gratidão as bênçãos derramadas glorificando a ele com as nossas vidas. Agora pois glorifiquemos a Deus com as nossas vidas!

Pare de barganhar com Deus! Ele não quer suas duas horas de culto aos domingos, mas sim uma vida inteira de devoção e gratidão por parte daqueles que realmente foram tirados das trevas para sua maravilhosa luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário