quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fogo estranho literal: Padre lança fogo na Missa



  A muito tempo atrás depois da saída de Israel do Egito, quando o sacerdócio de Arão foi estabelecido e a sua família responsabilizada para exercer o sacerdócio da nação de Israel. Conta as Sagradas Escrituras, a História de dois dos filhos de Arão um se chamava Nadabe e o outro Abiú. Eles "ofereceram fogo estranho ao SENHOR" (Levítico 10.1; Números 26.61) e a conseqüência desse ato foi a pior possível para os dois, eles "morreram perante o SENHOR" (Números 26.61), pois fizeram além do que Deus havia ordenado para o culto.

   Hoje temos visto muito do que também podemos chamar de fogo estranho. Tudo quanto existe de bugiganga é, em nossos dias enxertado no culto a Deus. São utilizados holofotes, piscas, "danças litúrgicas" (e essas invadiram com força), teatro, "baianas" girando, etc. Mas o que me inspirou a escrever este artigo foi está matéria da BBC, a qual diz a manchete: "Padre cospe fogo durante missa para atrair fiéis". O pragmatismo e o sincretismo religioso tem tomado conta dos cultos daqueles que se dizem cristãos. A ânsia por encher igrejas tem falado mais alto aos corações dos pastores - muitos dos quais nem sei podem ser chamados de pastores. Nossos cultos estão abarrotados de ritmos, danças, músicas que blasfemam e sutilmente derramam gotas de veneno satânico nos templos. E, como andam as coisas, não demorará para vermos espetáculos iguais ou maiores que estes nas igrejas que se dizem evangélicas aqui no Brasil. 

   Certo dia pensando sobre esse assunto percebi que algumas coisas inseridas em cultos neopentecostais, por exemplo, provém do culto afro, então resolvi dar uma olhada num culto afro e constatei que eles adoram os seus deuses como os deuses desejam ser adorados. Cada cor, cada vestimenta, cada batuque e oferendas são e feitos e preparados conforme a vontade do de cada deus, e aí de quem quiser colocar um fogo estranho na cerimônia! Ai de que inventar de trocar os atabaques por guitarras, ou ao invés de preto vestir branco. Com base nessa observação, seria errado dizer quê o que os cultos neopentecostais tem feito mais parecem a deturpação do culto aos orixás? Fica aí para refletir.

   Por fim, não podemos adorar ao Criador e Senhor de todo universo da maneira que bem entendemos, temos que adorá-Lo segundo o que está prescrito em sua Palavra as Sagradas Escrituras nossa única regra de fé e prática. Pois, certamente Deus, assim como purificou a linhagem sacerdotal e o seu culto fulminando  os sacerdotes Abiú e Nadabe, assim também Cristo no último dia separará o joio do trigo para ser queimado (Mateus 13.30), pois rejeitaram a Palavra de Deus que é viva e eficaz.


Guilherme Barros




Nenhum comentário:

Postar um comentário