sábado, 2 de fevereiro de 2019

Canção do Exílio

    Grande parte de nós gostaria de viajar pelo mundo. Explorar países e outras localidades é algo emocionante para muitos. Mas existem coisas que nos atraem de volta ao nosso lar, ao nosso estado, ao nosso país. Estar com as pessoas que amamos, ou no lar que crescemos, ou próximos aos amigos da juventude... ou quem sabe, comendo aquela deliciosa comida inexistente em qualquer outro lugar do mundo, mas que só sua esposa, mãe ou avó sabem fazer. Coisas como estas nos fazem querer voltar a "nossa terrinha".

    Certa vez o famoso poeta brasileiro, Gonçalves Dias, escreveu em seu memoroso poema Canção do Exílio:

"Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá
Sem que desfrute dos primores
Que não encontro por cá,
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá." (Canção do Exílio, 5ª estrofe)

    Se era forte o desejo desse homem por este nosso país, quão forte fora o desejo dos exilados israelitas na antiga Babilônia. Ninguém quer estar longe do lugar que ama, isso nos priva de uma completa liberdade para agir e se expressar, como a um pássaro cuja gaiola o impõe limites. Assim, o povo de Deus também tem suas canções do Exílio, veja o que diz o Salmo 137:

"Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza."
 (Salmos 137:1-5)

    Fora da nossa pátria não existe perfeita paz, não há pleno vigor e a alegria se distancia da canção! No exílio nós penduramos sobre as árvores os nossos instrumentos!

    Assim foi a nossa vida sem o Deus, eramos forçados a permanecer longe do nosso lar até que um dia o Senhor falou ao nosso coração dizendo, como disse bem antes aos hebreus: "Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20.2).

   Não estamos mais no exílio! Somos livres para caminhar de volta ao lar! Glória a Deus por que ele providenciou tudo para a nossa viajem de volta!  E que grandiosa providência! Deus enviou seu único filho que é "o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14.6) para nos levar até Ele e até o nosso lar perfeito.

   Fora da terra estranha tomemos, pois, as nossas harpas, cantemos e exultemos sem hesitar rumo a terra prometida, pois o Senhor Jesus Cristo nos prometeu dizendo:

    "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário