terça-feira, 29 de janeiro de 2019

10 Razões Porque não Posso ser Mórmon

1. Os Mórmons não acreditam que a Bíblia é a infalível palavra de Deus.
Eles dizem: "Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus até onde for traduzida corretamente, cremos que o Livro de Mórmon também é a palavra de Deus" (Declaração de Fé, artigo nº 8).

Nós afirmamos: "Na qualidade de crentes que somos, cremos que as Sagradas Escrituras do Velho e do Novo Testamento são a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a autoridade final para a nossa fé e vida, sem erros no original, infalível e inspirada por Deus" (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.20,21; Mt 5.18).

2.  Os Mórmons ensinam que Deus é um homem glorificado e que tem um corpo físico.

Eles dizem: "Deus já foi como nós somos agora e é um homem glorificado" (Doutrinas do Profeta Joseph Smith, pág. 345). "O Pai tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o dos homens..." (Doc. & Cov., Sec. 131.22).

Nós afirmamos o que a Bíblia nos diz: "Deus não é homem..." (Nm23.19). Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4.24). "...um espírito não tem carne nem osso..." (Lc 24.39).



3. Os Mórmons ensinam que Cristo e o Diabo são irmãos.

Eles dizem: "... que Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo" (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, págs 163,164).

Nós afirmamos: A Bíblia nos diz que o Diabo é um ser criado por Deus."Perfeito eras (Diabo) nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti" (Ez 28.15). Mas a respeito de Jesus a Bíblia nos ensina que "...nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as  invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele" (Cl 1.16).

4. Os Mórmons defendem que Jesus Cristo era casado e filho do relacionamento entre Adão e Maria.

Eles dizem: "Cremos que o casamento em Caná da Galileia foi o de Jesus Cristo" (Journal of Discuourses, Vol. 2, pág. 80). O Mormonismo ensina que Jesus foi filho natural de Adão e Maria: "Quando a Virgem Maria concebeu o menino Jesus... Ele não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem foi seu Pai? Ele é o primeiro na família humana" (Brigham Young, Journal oe Discourses, págs. 50, 51).

Nós afirmamos: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." (Jo 1.1,14). "Então disse Maria ao anjo: Como serpa isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo..." (Lc 1.34, 35).

5. Os Mórmons pregam que a verdadeira igreja deixou de existir até que foi restaurada por Joseph Smith.

Eles dizem: "A Igreja (SUD) foi restaurada em 6 de abril de 1830 por Joseph Smith (Doc. & Cov., 20.1).

Nós afirmamos o que Jesus e a Bíblia dizem: "...Sobre está pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Co 3.11). "...Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular" (Ef 2.20).

6. Os Mórmons ensinam um outro evangelho pervertido e não o Evangelho da Bíblia.

Eles dizem: que o evangelho consiste na "fé, o arrependimento, o batismo, o recebimento do Espírito Santo pela imposição das mãos, a moralidade, a lealdade, o dízimo, a palavra da sabedoria, o dever, o casamento celestial sobre toda a eternidade" (Tratado dos SUD sobre o livre arbítrio e Declaração de Fé, artigo nº 4). Além disso, o próprio livro de Mórmon afirma ser um "outro testamento", ou seja uma nova aliança de Jesus extra-bíblica. 

Nós afirmamos com a Bíblia: "Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei... que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Co 15.1,3,4). "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" (Gálatas 1:8,9).



7. Os Mórmons ensinam a salvação dos mortos através do batismo por procuração.

Eles defendem essa doutrina com base numa só passagem das Escrituras mal-interpretada: "Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos? Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?" (1 Co 15.29)

Nós afirmamos que Paulo não praticava o batismo pelos mortos. Ele se exclui usando o pronome "eles", além disso não há instrução na Palavra de Deus para que o batismo pelos mortos seja praticado. "E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, e depois disto, o juízo..." (Hb 9.27) 



8. Os Mórmons ensinam a investigação genealógica dos mortos.

Eles dizem: "Vamos, portanto, na qualidade de Igreja e povo, como Santos dos Últimos Dias, fazer ao Senhor uma oferta de justiça: vamos apresentar no seu santo templo, quando determinado, um livro contendo o registro de nossos mortos, que será digno de toda aceitação" (Doc. e Cov., Sec. 128.24).

Nós afirmamos: "...nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim" (1 Tm 1.4). "Evita discussões insensatas, genealogias..." (Tt 3.9).

9. Os Mórmons ensinam que existem profetas modernos e revelações divinas atualizadas.

Eles dizem: que Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Araônico de João Batista. O Sacerdócio de Melquizedeque e o Apostolado foram restaurados por Pedro, Tiago e João logo após em 1829 (Doc. e Cov., Sec. 13).

Nós afirmamos: "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes... nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo" (Hb 1.1,2). Encontramos em Deuteronômio 18.20, 22 o método bíblico para testar um profeta.


10. Os Mórmons ensinam que a salvação depende de boas obras e da aceitação de Joseph Smith.

Eles dizem que "Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus" (Doutrina da Salvação, Vol. I, pág. 190). "Os homens tem uma obra a realizar para obter salvação" (Doutrinas da Salvação Vol. III, pág. 91).

Nós afirmamos que a Bíblia ensina que a salvação é somente através de Jesus Cristo: "...porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado aos homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4.12). "Por que pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8,9).

Se você já pensou em ser um Mórmon reflita sobre estas questões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário