sábado, 2 de abril de 2022

As Falsas Expectativas dos Prazeres!


 Falsas Expectativas

por Daniel Dyke

Mas os cuidados do mundo,
a fascinação da riqueza e as demais 
ambições, concorrendo, sufocam a palavra,
ficando infrutífera.
(Marcos 4.19)

    Nosso coração nos engana prometendo os mais diversos contentamento e felicidade da fruição das bênçãos exteriores, mesmo quando essas coisas não correspondem às nossas expectativas. Diz o coração enganoso: "Se eu pudesse ter isto ou aquilo que desejo, se tivesse tal vida, se tivesse tal emprego, ou uma preferência, como seria agradável e prazerosa a vida que levo!". Bom, quando a pessoa tem esse desejo atendido, chega quase a passar mal, como ocorreu com os israelitas em relação às codornizes: encontra mais vaidade e aborrecimento de espírito na presença desse desejo realizado do que antes, quando lhe faltava um bem tão desejado.

    Daí surgiu a expressão "engano das riquezas", porque não satisfazem o que o nosso coração afirma em relação a elas. A esse respeito, todas as honras do mundo são chamadas de "mentira" por Davi: "Ó homens, até quando... amareis a vaidade, e buscareis a mentira" (Salmo 4.2)? A mentira está, de fato, em nossos falso coração. Nós o tornamos mentiroso, porque prometemos coisas grandiosas para nós. [...] O rico tolo prometeu a si mesmo um pequeno céu com suas riquezas: "Então direi a minha alma... regala-te" (Lucas 12.19), mas quanto tempo demorou para Deus o levar? "Louco, esta noite te pedirão a tua alma" (v.20) e onde estará o seu regalo? 

    O motivo desse engano é que nós, em nossa expectativa de receber coisas externas, antes que elas cheguem, apreendemos somente o que é bom e doce, sem pensar no amargo, no prazer partilhado com a dor, mas nessa fruição recebemos os dois, sim, uma porção maior do amargo que do doce. É por isso que a expectativa é muito mais agradável do que o aproveitamento daquilo que desejávamos. Quase nada nos agrada nos agrada tanto quanto a expectativa do recebimento do que desejávamos. Nada, quero dizer, dessas coisas temporais; porque as coisas eternas são mais amadas por nós quando recebidas do que quando desejadas.



Inscreva-se em Nosso Canal👇



Nenhum comentário:

Postar um comentário