terça-feira, 5 de julho de 2022

A Blasfêmia Contra o Espírito Santo

A Blasfêmia Contra o Espírito Santo

    Entre todos os pecados que se pode cometer, a blasfêmea contra o Espírito Santo é o único pecado relatado na Escritura, do qual é dito que nunca haverá perdão, nem nesta era nem na que há de vir.

    Em Mateus 12.30-32 está escrito: "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmea serão perdoados aos homens; mas a blasfêmea contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no povir".

    Na passagem acima Jesus estava sendo confrontado pelos fariseus e escribas. Marcos e Mateus revelam que o motivo de Cristo ter revelado esta verdade foi porque os farizeus e escribas, diante dos milagres de Jesus e ao ouvirem a multidão admirada dizer, "É este, porventura, o Filho de Davi?"(Mt 12.23) eles afirmaram o contrário do que estava diante dos seus olhos dizendo que Jesus estava possesso de um espírito imundo (Mc 3.30).

Confira também:

Mateus 12.24 - "Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios."

Marcos 3.22 - "Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios."

Lucas 11.15 - "Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios."

    Queremos deixar claro que embora haja uma distinção no texto entre a blasfêmia contra o Filho do homem e a blasfêmia contra o Espírito, isso não quer dizer que o Filho é menor ou menos importante que o Espírito Santo. "Ao contrário, no contexto do argumento mais abrangente, o primeiro pecado é a rejeição do evangelho (ao qual pode haver arrependimento e perdão), ao passo que o segundo pecado é a rejeição da mesma verdade do evangelho com plena consciência daquilo que se está rejeitando - ponderada, voluntária e conscientemente rejeitando a obra do Espírito mesmo que não haja outra explicação para as expulsões de demônios realizadas por Jesus" (CARSON, p 346). Além disso, o pecado de blasfêmia contra o Espírito também é pecado contra o Filho, tendo em vista que ao blasfemar contra o Espírito o indivíduo também atribui mentira às palavras e obras de Cristo dizendo que tais palavras e obras, não são pelo poder de Deus, mas pelo poder do demônio. 

    O testemunho do Novo Testamento demonstra que o pecado contra o Espírito Santo é o pecado da permanente incredulidade, bem como o pecado da apostasia. 

Veja o que diz a carta aos Hebreus 6. 4-6: "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia."

    Portanto, se você, que leu este artigo, está buscando a Deus, demonstra arrependimento, e roga pelo perdão de Cristo confessando os seus pecados, estas coisas demostram que você não blasfemou contra o Espírito Santo e que deve continuar crescendo na graça de nosso Senhor.

    Termino este artigo nas palavras de D. A. Carson: "O Novo Testamento revela quão perto o indivíduo pode chegar do reino - saboreando, tocando, percebendo e entendendo. E ele também mostra que é imperdoável alcançar tanto e rejeitar a verdade. É o mesmo nessa passagem. Jesus acusa que aqueles que percebem que seu ministério é capacitado pelo Espírito e, depois, por qualquer motivo (rancor, ciúme ou arrogância) atribui-o a Satanás, tornaram-se inaceitáveis. Para eles não há perdão, e esse é o veredicto daquele que tem autoridade para perdoar pecados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário