segunda-feira, 2 de abril de 2012

O meu Pastor



           O SENHOR é o meu pastor. (Salmo 23.1)
Este é, sem dúvidas, o salmo mais conhecidos de todos os cristãos, quando eu era criança, lembro de que na escola dominical fui ensinado a memorizar este salmo; muitas são as vezes que meus familiares citaram e, vez ou outra, citam antes das refeições. Esta tão doce canção é lembrada por muitos nos momentos de dor, de desespero e de angustia. Davi, certamente, foi, extremamente, agraciado por Deus ao compor tão divina melodia.
Muito tem se repetido esta música em calendários, almoços, escolas dominicais, e podemos ouvi-la nas bocas até dos pagãos. De tantas reproduções muitos acabam ouvindo e não dando mais conta da profundidade que contém nesta melodia. Quero, aqui, leva-los há refletir um pouco quanto àquilo que, muitas vezes, deixamos passar despercebidos
O SENHOR é o meu pastor. Desta primeira frase deriva toda profundidade do salmo. Tudo que vem depois são apenas reflexos daquilo que está contido nesta simples expressão. Temos aqui a figura de uma ovelha e de um pastor. Mas quem é a ovelha e quem é o pastor?  A ovelha é o rei Davi que se coloca nesta condição, se comparando com um ser que é totalmente dependente do seu dono; que é levado às pastagens e aos mananciais para que as suas necessidades sejam supridas; que é livrado dos abismos, das feras do campo e dos seus inimigos, polo cajado de um pastor todo poderoso. Mas quem é este pastor? É, simplesmente, o todo poderoso, Rei dos reis, Senhor dos senhores. É pelo intermédio deste pastor que "reinam os reis, e os príncipes, decretam justiça" (Pv 8.15). É por intermédio deste pastor que "governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra" (Pv 8.16). Diante de tal pastor precisamos dobrar os nossos joelhos e entregar-lhe as nossas vidas para uma total subordinação e serviço. Simplesmente pela força de tão grandioso Senhor é motivo o bastante para nos redermos a Ele, mas ele faz questão de não usar de tirania para com as, amadas, ovelhas que sujeitas ao seu senhorio. Pelo contrário, suas ovelhas, assim como Davi, são resgatadas da morte, e a elas são dados os banquetes e a proteção que o seu, tão valoroso, Senhor lhes tem a oferecer.
Diante de um Senhor tão poderoso, não temos o que fazer, a não ser o que Davi nos ensina e o que ele próprio experimentou. E o que devemos fazer é confiar, simplesmente confiar única e exclusivamente neste Pastor, que é senhor sobre tudo e sobre todos, que dá a sua própria vida paraque as suas ovelhas tenham a vida eterna. O Pastor de Davi é o mesmo a quem devemos entregar as nossas vidas sem reservar; o Senhor Jesus Cristo que é um com o Pai .

                As implicações de ter alguém que é, singularmente, tão bondoso e incomparável em poder e glória como senhor de sua vida são muitas, como a alegria, a paz, a tranquilidade, o consolo e uma imensidão de outras bênçãos. Contudo o salmista aqui destaca que o senhorio de Deus na sua vida é o motivo de ele por cada área; cada átomo de sua vida sob a responsabilidade de alguém que, mais do que ele mesmo, sabe cuidar da sua vida. O Senhor Jesus Cristo é este pastor a quem nós, assim como Davi, devemos por nossa total e absoluta confiança. Que Cristo Jesus seja, em nossas vidas o Senhor e que nós afirmemos sem reservas: O Senhor Jesus Cristo é o meu Pastor!

Guilherme Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário