domingo, 20 de abril de 2014

Fruto do Espírito, Evidência da Predestinação


 Fruto do Espírito, Evidência da Predestinação
    Sou presbiteriano, ouço o ensino da predestinação desde a minha infância, e por mais ensino que exista sobre a doutrina dos Decretos Eternos de Deus é costumeiro ouvir alguns irmãos dizerem, enchendo o peito, a seguinte exclamação: “Eu sou predestinado!”.

   Não há problema algum em você dizer de si mesmo que é um predestinado* – desde que você seja um. A grande questão, que é a causa da minha indignação neste texto, é que boa parte dos que gritam para todo mundo ouvir “– Eu sou predestinado!” geralmente o fazem para mascarar uma vida pecaminosa, como se dessa frase emanasse algum poder mágico que sopra em suas mentes o seguinte pensamento: “Não importa o que eu faça, que tipo de vida eu leve; se estou ou não em comunhão com Cristo e com a Igreja, Deus não tem escolha, afinal ele já me elegeu ao Paraíso, assim, faça o que eu faça a Terra Prometida já me pertence”. Tomados desse pensamento muitos caminham mesmo preordenados ao fervente Lago de Fogo destinado para o Diabo e seus anjos, ao invés da Eternidade com Deus.

   Os verdadeiros eleitos de Deus para a salvação depositam a sua confiança exclusivamente em Cristo, na certeza de que ele nos elegeu antes da fundação do mundo a fim de nos livrar das nossas más obras; da nossa pecaminosidade já providenciando antes da fundação do mundo as boas obras e o fruto do Espírito Santo, afim de que os seus eleitos andassem neles. Assim diz Paulo aos Efésios: “Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor... desvendando-nos o mistério da sua vontade segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo... nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.” (Ef 1.4,9,11) e ainda: “Pois fomos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2.10).

   Em Gálatas 5, o Apóstolo Paulo nos apresenta uma lista de atributos que possuem aqueles que são de fato predestinados de Deus. Essa lista é chamada de Fruto do Espírito e a compõe as seguintes qualidades individuais: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gl 5.22,23) e conclui afirmando, “se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5.25). Não há como viver em Cristo e continuar andando nas trevas, não há como servir a dois senhores, não há a possibilidade de andar no Espírito e passar uma vida inteira produzindo frutos podres.

   Como disse, existem muitos na igreja gritando aos quatro ventos: “ – Eu sou predestinado!”, quando suas conhecidas obras são: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas...” (Gl 5. 20,21). Para estes a conclusão de Paulo é clara: “...não herdarão o reino dos céus os que tais coisas praticam” (Gl 5.21). 

   Não somos salvos pelas boas obras, mas certamente, como eleitos de Deus, elas nos
foram postas em nossas mãos a fim de que nós as executemos, e assim, a glória de Cristo seja manifesta a este mundo.

Guilherme Barros

4 comentários:

  1. Por muito tempo, estava me questionando a cerca desse assunto - Presdestinação x Livre Arbítrio, uma vez que, diferente de você, escutei muito na minha infância sobre a doutrina da livre escolha. Alguns meses atrás estava estudando sobre esse assunto, e "escolhi" acreditar na doutrina da presdestinação, pois encontro vários textos na bíblia apoiando essa verdade, e não acho possível combinar a soberania de Deus com a livre escolha. Apesar de que, tais doutrinas apenas tratam do mecanismo da salvação, não sendo elas fatores determinantes para a salvação. Gostei muito de como o Reverendo Augustus Nicodemus explica sobre esses dois assuntos, é possível ver em .
    Contudo é importante o cuidado com o ensino correto da predestinação, pois gera muita má interpretação no nível que você descreve em seu texto.
    Sei que a semente, sobre essa dúvida em minha cabeça, foi plantada na sua casa, na ocasião em que depois da aula no Senai, almocei com sua família e, de sobremesa, o seu pai me ensinou acerca desse assunto que não era comum para mim, por isso agradeço por ter me inquietado desde então.
    Um grande abraço de seu irmão em cristo e amigo de longa data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, meu amigo, quanto tempo! Não tinha visto teu comentário.

      Fico feliz em ver que você e sua família têm permanecido firmes na fé em Cristo. E fico feliz por "aquele almoço" ter gerado esta dúvida em você, certamente tais dúvidas nos motivam ainda mais a buscar compreender e estudar a Palavra de Nosso Deus.

      Sim crer ou não na predestinação, não é um fator determinante para a salvação, no entanto tenho a absoluta certeza que, como crentes, temos que buscar compreender ao máximo aquilo que o Senhor nos deu a conhecer através da sua Revelação.

      Outra coisa: Como faço pra entrar em contato contigo?????
      Acho que tu percebesse que comecei a namorar com Lívia que foi aluna tua e agora sou noivo dela. Ela disse que queria falar contigo pra dizer que é minha noiva, kkkkkk...

      Saudades de tu cabra!!! Grande abraço!!!

      Excluir
    2. Guilherme, fiquei muito feliz ao acessar o teu blog, o que eu não fazia a algum tempo, e ver sua foto com Lívia, foi uma ótima surpresa, como essa que você acaba de me dar de que vocês estão noivos!!! NOSSA!!! Meus parabéns, que essa união se concretize com a Benção do Senhor.

      Eu não tenho facebook, twitter, ou outras redes sociais, a única que fui forçado a fazer foi o WhatsApp, para os trabalhos em grupo na faculdade, dessa forma pode entrar em contato comigo pelo número 81 8600 7121.

      Um abração, e fica com Deus.

      Excluir