sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ama o teu Próximo

AMA O TEU PRÓXIMO



O amor deve estar sempre presente em todos os relacionamentos do cristão. E o amor ao próximo é de tal importância que o apóstolo Paulo ousa dizer que em amar o nosso próximo estamos cumprindo a Lei e que devemos dar vazão a necessidade de amar como se estivéssemos continuamente em dívida para com aqueles que estão a nossa volta, ele diz: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13.8) e em Gálatas 5.14: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Devemos demonstrar amor não só pelos nossos parentes, amigos, vizinhos, mas devemos estender o amor até mesmo aos negócios. Para o crente, não deve valer o ditado: “amigos, amigos; negócios à parte!”. Devemos estar conscientes de que, nos negócios devemos cobrar o preço justo daquilo que vendemos e pegar de maneira justa a quem compramos. Veja o que diz Levítico 25.14: “Quando venderes alguma coisa ao teu próximo ou a comprares da mão do teu próximo, não oprimas teu irmão.”

O Senhor Jesus Cristo nos ensina que os dois principais mandamentos são cumpridos da seguinte forma, O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12.29-31)

Qualquer relacionamento humano onde o amor não se faz, em justa medida, presente ou é negligenciado, está fadado ao fracasso. A aparente paz inicial logo será substituída por conflitos, aborrecimentos, discussões sem fim e até mesmo desavenças mortais. Como disse, verdadeiramente, o famoso psicólogo austríaco, Alfred Adler em seu livro What Life Shauld Mean To You (O que a vida deve significar para você), “O indivíduo que não se interessa pelo seu semelhante passa pelas maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre esses indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos”.

O segredo para derrota humana é, portanto, colocarmos a nós mesmos em primeiro lugar. Quer ser um homem ou mulher fracassado? Ponha-se em primeiro lugar nos relacionamentos. Não importa quanto lucro material isso te traga. Quando você estiver assentado sobre tudo que conquistou por meios egoístas e desumanos, olhará para trás, para o caminho que percorreu e só contemplará desgraça. Você verá que tudo que conquistou tem ali estampado a chama ardente da desgraça e do fracasso.

Mas tudo que é feito por verdadeiro amor ao nosso Deus e ao nosso próximo é contemplado depois com satisfação, honra e gratidão. Jesus Cristo deu sua vida por amor de nós pregado numa cruz depois de um descomunal escárnio e tortura. Entretanto, ao fim de sua paixão e de todo sofrimento cumpre-se a profecia de Isaías que diz: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito...” (Isaías 53.11).

Como está a tua vida? Você tem priorizado a você sobre os demais que estão a sua volta? Você acha que todos devem te amar primeiro? Saiba, portanto, que Cristo te amou primeiro, e a semelhança dele, devemos amar o nosso próximo antes e querer que o nosso irmão nos ame. Passe a considerar os outros superiores a você hoje, e você encherá sua vida de satisfação, alegria e paz, a medida que os outros também receberão o mesmo. Que Deus te abençoe e nos ensine o verdadeiro amor!

Guilherme Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário