terça-feira, 14 de dezembro de 2021

O Livre Arbítrio é Falso I

    Em 1524 Desidério Erasmo, mais conhecido como Erasmo de Rotterdam, escreveu sua Diatribe sobre o Livre Arbítrio. Em resposta a dissertação de Erasmo que era a favor do livre arbítrio, Martinho Lutero escreveu para Erasmo, em 1524, uma resposta intitulada originalmente como A Escravidão da Vontade e publicada no Brasil sob o título Nascido Escravo. 
    Tanto Erasmo como Lutero foram homens notáveis em conhecimento e gigantes em seu tempo (séc. XVI), o pensamento desses homens contribuiu grandemente para forjar e alavancar a cultura ocidental. No entanto, sendo Lutero, reformador e Erasmo, humanista, acabaram entrando neste embate acadêmico, no qual o primeiro condenava o livre arbítrio, enquanto o segundo defendia.
    O texto abaixo é um resumo da primeira argumentação de Lutero em Nascido Escravo.

    A Culpa Universal da Humanidade prova que o "livre-arbítrio" é falso.

    Em Romanos 1.18, Paulo ensina que todos os homens, sem qualquer exceção, merecem ser castigados por Deus. "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça". Se todos os homens possuem "livre-arbítrio", ao mesmo tempo em que todos, sem exceção, estão debaixo da ira de Deus, segue-se daí que o "livre-arbítrio" os está conduzindo a uma única direção - da "impiedade e da iniquidade". Portanto, em que o poder do "livre-arbítrio" os está ajudando a fazer o que é certo? Se existe realmente o "livre-arbítrio", ele não parece ser capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação, porquanto os deixa sob a ira de Deus. 
    Algumas pessoas, no entanto, acusam-me de não seguir bem de perto a Paulo. Eles afirmam que as palavras dele, "contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça" não significam que todos os seres humanos, sem exceção, estão culpados aos olhos de Deus. Eles argumentam que o texto dá entender  que algumas pessoas não "detêm a verdade pela injustiça". Entretanto, Paulo estava usando uma construção de frase tipicamente hebraica, que não deixa dúvida de que ele se referia à impiedade de todos os homens. 
    Além do mais, notemos o que Paulo escreveu imediatamente antes dessas palavras. No versículo 16, Paulo declara que o evangelho é "o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê". Isso significa que, não fosse o poder de Deus através do evangelho, ninguém teria forças, em si mesmo, para voltar-se para Deus. Paulo prossegue, asseverando que isso tem implicação tanto aos judeus quanto aos gentios. Os judeus conheciam as leis divinas em seus mínimos detalhes, mas isto não os poupou de estarem debaixo da ira de Deus. Os gentios desfrutavam de admiráveis benefícios culturais, mas isto em nada os aproximava de Deus. Havia judeus e gentios que muito se esforçavam por acertar a sua situação diante de Deus, mas, apesar de todas as suas vantagens e de seu "livre-arbítrio", eles fracassaram totalmente. Paulo não hesitou em condenar a todos eles.

    Observemos igualmente que, no versículo 17, Paulo diz que "a justiça de Deus se revela". Assim, Deus mostra a sua retidão aos homens. Mas Ele não é tolo. Se os homens não precisassem da ajuda divina, Ele não desperdiçaria o seu tempo prestando-lhes tal ajuda. A conversão de qualquer pessoa acontece quando Deus vem até ela e vence-lhe a ignorância ao revelar-lhe a verdade do evangelho. Sem isso, ninguém jamais seria salvo. Ninguém, durante toda a história humana, concebeu por si mesmo a realidade da ira de Deus, conforme ela nos é ensinada nas Escrituras. Ninguém jamais sonhou em estabelecer a paz com Deus por intermédio da vida e da obra de um Salvador singular, o Homem-Deus, Jesus Cristo. De fato, o que ocorre é que os judeus rejeitaram a Cristo, apesar de todo o ensino que lhes foi ministrado pelos profetas. Parece que a justiça própria alcançada por alguns judeus ou gentios os levou a deixarem de buscar a justiça divina através da fé, para fazerem as coisas à sua própria maneira. Portanto, quanto mais o "livre-arbítrio" se esforça, tanto piores se tornam as coisas.

    Não existe um terceiro grupo de pessoas, que se situe em algum ponto entre os crentes e os incrédulos - um grupo de homens capazes de salvarem-se a si mesmos. Judeus e gentios constituem a totalidade da humanidade, e todos eles estão debaixo da ira de Deus. Ninguém tem capacidade de voltar-se para Deus. Deus precisa tomar a iniciativa e revelar-se a eles. Se fosse possível descobrir a verdade por meio do "livre-arbítrio", certamente algum judeu, em algum lugar, tê-lo-ia feito! Os mais elevados raciocínios dos gentios e os mais intensos esforços dos melhores judeus (Rm 1.21; 2.23,28,29) não conseguiram aproximá-los nem um pouco sequer da fé em Cristo. Eles eram pecadores condenados juntamente com todos os demais homens. Ora, se todos os homens são possuidores de "livre-arbítrio", e todos os homens são culpados, então esse suposto "livre-arbítrio", é impotente para conduzi-los à fé em Cristo. Por conseguinte, a vontade dos homens, afinal, não é livre.

Fonte:

LUTERO, Martinho. Nascido Escravo. Editora Fiel. 2007. p.19-21.






Nenhum comentário:

Postar um comentário