sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Quem foi Aiden Wilson Tozer de Verdade?


“Penso que minha filosofia é esta:
Tudo está errado até que Deus endireite as coisas.”
A.W. TOZER
Aiden Wilson Tozer, mais conhecido como A. W. Tozer, foi considerado “o pregador do século 20” por seu estilo de mensagens fortemente embasadas na Bíblia, fruto de uma vida devocional dedicada. Para ele nada substituiria seu tempo diário com Deus. (TOZER, A. W. Dia a Dia com Tozer. 1ª ed. Curitiba. Pão Diário. 2019. 5 p.)
Aproximar-se de Deus em quietude
e esperar nele em silêncio realiza mais
do que dias de atividade fervente.”
A.W TOZER
Aiden Wilson Tozer nasceu no dia 21 de abril de 1897, numa pequena fazenda, a oste de La Jose, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Durante sua adolescência, em 1912, ele e sua família se mudaram para a cidade de Akron, no estado americano de Ohio. Em 1914, pouco antes de completar seus 17 anos, voltando para casa de mais uma jornada de trabalho, Tozer ouviu um senhor pregando na rua, a sua mensagem dizia: “Se você não sabe como ser salvo...apenas invoque o nome de Deus, dizendo: Senhor, tenha misericórdia comigo, sou um pecador!”. Chegando em sua casa, Tozer subiu para o sótão, seguiu o conselho do pregador e entregou-se a Cristo. Em 1918, Tozer casou-se com Ada Cecília Pfautz, e no ano seguinte, cinco anos após a sua conversão, sem formação teológica formal, recebeu e aceitou um convite para pastorear uma igreja pela primeira vez. Foi um começo humilde, mas que levou o casal a um ministério de 44 anos com The Christian and Missionary Alliance (Aliança Cristã e Missionária). Junto a sua esposa Ada, tiveram 7 filhos, seis rapazes e uma menina. Tozer e Ada viveram, até a sua morte, fielmente juntos por 45 anos. O dinheiro era escasso nos primeiros dias como pastor, e o casal fez um pacto de confiar em Deus, a despeito das circunstâncias, para prover por suas necessidades, A família Tozer optou por um estilo de vida simples, jamais possuíram carro, preferindo o transporte público. Mesmo depois que Tozer se tornou um autor renomado, ele cedia o direito de muito de seu royalties àqueles que estavam em necessidade. Em 1928, Tozer aceitou pastorear uma igreja em Chicago, a Southside Gospel Tabernacle, onde permaneceu por 30 anos. Tudo o que ensinou e pregou foi consequência dos seus momentos em oração com Deus. Era quando deixava o mundo e sua confusão de lado e direcionava sua atenção apenas para Deus.
“Retire-se do mundo todo dia para um lugar privado,
ainda que este lugar seja apenas o seu quarto.
Permaneça aí até que os ruídos internos acabem no seu coração
e o descanso da presença de Deus o envolva.”
(A.W. TOZER)
Capaz de expressar seus pensamentos de uma maneira simples, mas contundente, Tozer combinou o poder de Deus e a influência das palavras para nutrir almas famintas, tocar corações e atrair mentes até Deus. Sua mensagem era revigorante e inspiradora, mas também rígida. Jamais teve receio de destacar o que estava errado e nunca hesitou em afirmar o que o Senhor poderia endireitar todas as coisas. O único propósito de sua vida era conhecer Deus pessoalmente e ele encorajou outros a fazerem o mesmo. Para A. W. Tozer, um relacionamento profundo e permanente com Deus era algo a ser cultivado.
“Nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia.
Não existem atalhos para a santidade.”
(A. W. TOZER)
Tozer teve sua formação embasada na experiência e devoção a Deus. A presença de Cristo foi para ele a sua sala de aula, sua rotina de oração deu-lhe a base necessária e encontrou a sua inspiração, além da Bíblia, nos escritos de cristãos e teólogos antigos. Ávido estudante, ele se fundamentava fortemente nos cristãos considerados pais da igreja primitiva, e nos reavivalistas. Ficou particularmente impressionado com a autodescrição de John Wesley de ser “um homem de um só livro, mas um estudante de muitos.” Tozer, com sua curiosidade intelectual, seguia o conselho deixado pelo fundador da igreja Metodista aos líderes cristãos de ler muito, mas filtrar tudo pelas lentes da Bíblia. Sempre havia algo mais a ler e a aprender.

Referências: TOZER, A. W. Dia a Dia com Tozer. 1ª ed. Curitiba. Pão Diário. 2019. 5 p. http://awtozerbrasil.blogspot.com/2010/11/quem-foi-awtozer.html https://pt.wikipedia.org/wiki/A._W._Tozer https://en.wikipedia.org/wiki/A._W._Tozer https://www.wikitree.com/wiki/Tozer-757 https://pilgrimagetozion.wordpress.com/2008/08/06/hello-world/



Nenhum comentário:

Postar um comentário