quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

5 Coisas que a Ciência é Incapaz de Provar!

Imagem relacionada

Algumas pessoas dizem só acreditar naquilo que pode ser provado pela ciência. Esse grupo de pessoas pode ser dividido em dois grandes grupos. O primeiro deles são os Ateus, eles creem na não existência de Deus ou de qualquer divindade. No segundo
grupo estão os Agnósticos, são aqueles que "declaram o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão"[1]. Em outras palavras podemos dizer que o agnóstico é aquele que aceita somente aquilo que pode ser analisado no ambiente da sua própria razão. Na prática é alguém que, ao meu ver, expressa uma falsa humildade, pois dizem estar sempre em dúvida sobre as coisas que não se pode provar, mas na verdade sempre escolhem acreditar nas coisas que lhes convém. Eles lançam fora absolutos, no entanto, não vivem sem eles.

Eis aqui 5 coisas que não podem ser provadas nem experimentadas, mas que somos racionais para aceitar:

1. Verdades lógicas e matemáticas.

Por exemplo não podemos provar que 1+1=2. Quero dizer que isso não pode ser experimentado em laboratório e se alguém tentou fazê-lo, isso se deu no ambiente do pensamento e da lógica, mas não no ambiente da experiência material empírica. A ciência apenas pressupõe a lógica e a matemática.


2. Verdades metafísicas:

Como provar que há outras mentes além da minha; ou que o mundo externo é real; ou que todo passado que conhecemos não foi criado a 5 minutos atrás aparentando ser velho. É impossível experimentar tais coisas num laboratório.


3. Crenças éticas sobre declarações de valor não são acessíveis pelo método científico.

Não se pode provar, exemplo se matar é correto ou errado, muito embora toda a humanidade em todas a épocas tem demonstrado crer que é errado. Não podemos provar que é correto, ou mesmo que seja uma boa ação, ajudar um cego atravessar a rua. Não podemos provar pela ciência que é correto amar o próximo, nem provar que o amor existe.

4. A própria ciência.

A ciência não pode ser justificada pelo método científico. A ciência é permeada por suposições que não podem ser provadas. Por exemplo, na teoria espacial da relatividade, toda a teoria depende da suposição de que a velocidade da luz seja constante entre quaisquer pontos A e B, mas isso estritamente não pode ser provado.


5. Julgamentos estéticos.

Como provar que algo é bonito ou feio? O julgamento que fazemos sobre o belo e o feio é algo interno, que vai além da matéria, às vezes é coletivo, outras vezes pessoal. No entanto nem o julgamento, nem o resultado desse raciocínio pode ser experimentado.


    Se todas as pessoas que presam pela razão aceitam esses pontos como reais mesmo que não possam provar que são verdadeiros, por que todos igualmente não acreditam em Deus? 
    Muitos negam ou duvidam da existência de Deus, porque diferente das coisas citadas acima que são impessoais, Deus é um ser pessoal e que quer se relacionar conosco. Deus é um ser moral que exige do ser humano responsabilidades morais pelas quais todo homem será julgado. Sendo assim, parece bem, ao homem cheio dos seus pecados, ser mais fácil e conveniente fugir da presença de Deus. Todavia, coitados daqueles que tentam fugir de Sua presença! Sempre vão esbarrar com a assinatura do Senhor do Universo em toda a criação, na lógica, na ciência, na complexidade da criação  e no seu coração. Para onde quer que olhem lá está a natureza a proclamar seu Criador.

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmos 19:1).

Caso você esteja interessado nesse assunto sugiro o vídeo abaixo do Dr. William Lane Craig. Os 5 tópicos desse post foram retirados do debate contido nesse vídeo.



[1]("agnosticismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://priberam.pt/dlpo/agnosticismo [consultado em 23-02-2018]).

Nenhum comentário:

Postar um comentário