domingo, 27 de janeiro de 2019

Vaso Novo


    Certo dia no caminho para casa encontrei um vaso de barro que alguém havia descartado para o lixo, estava cheio de lodo e com uma aparência horrível. Certamente seu antigo dono o tinha considerado como um caso perdido. No entanto, quando observei aquele objeto entre os entulhos eu o quis para mim, fui até o lixo o retirei dali, levei para casa, lixei retirando toda sujeira, lavei, pintei e pus uma planta nele afim de torná-lo útil. O vaso foi transformado em um novo vaso. Agora seria uma peça para embelezar qualquer terraço.

    Em  Lucas 19.1-10 é contada a história do encontro de um homem chamado Zaqueu com o Senhor Jesus. Zaqueu era um homem bastante rico, "o maioral dos publicanos"; o chefe dos cobradores de impostos. Era alguém que tinha deixado de lado seu povo e suas crenças para cobrar impostos do sua própria nação e entregá-los à Roma. Era comum pessoas da classe de Zaqueu cobrar mais impostos do que o necessário, extorquir ou defraudar os outros. Por causa dessa prática Zaqueu era considerado pelos judeus um pecador, no original a palavra é ἁμαρτωλῷ (hamartōlós) que deriva de ἁμαρτάνω (hamartanó) que quer dizer "perder a marca" significando a perda e o ficar aquém daquilo que Deus aprova. 

    O publicano Zaqueu era um traidor de seu povo, era alguém que havia perdido a marca de judeu - a marca do povo de Deus. Ele era alguém perdido, era rico, porém, arruinado.

    Jesus, no entanto, promoveu o encontro que mudou a vida daquele pequeno homem. Disse Jesus: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa". Finalmente alguém o olhara sem lançar qualquer juízo. Finalmente alguém lhe dera atenção. Por fim, alguém lhe dirigira a palavra sem se importar com a opinião dos outros. Como certa pessoa que encontra algo no lixo e resolve retirá-lo e transformá-lo em algo bom, assim Cristo fez à vida de Zaqueu, que muito se alegrou em hospedar Jesus.

    Jesus Cristo recebeu poder para fazer o mesmo por nós; ele recebeu autoridade para nos tirar dos ambientes mais insalubres e tenebrosos sem se preocupar com o que os outros vão dizer. Ele nos livrou do lamaçal de pecados em que estávamos e nos deu uma nova marca que satisfaz o padrão de Deus. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10).

    Ainda que você se considere um caso perdido Cristo é poderoso para alcança-lo e transformar você em um vaso novo. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário