segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Humildade de Espírito


Bem-aventurados os humildes de espírito,
porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5.3)

    Ser humilde, ao contrário do que muitos pensam, não é ser pobre, morar em um casebre ou vestir roupas gastas, tendo em vista que existem muitos em situação semelhante, mas que são cheios de si, soberbos e orgulhosos. Aqui a palavra grega é ptóchos que significa, de fato, pobre, mendigo, carente de recursos [1]. Cristo, no entanto, fala de uma humildade que não pode ser comprada com votos de pobreza, que não pode ser vestida com roupas velhas, que não pode ser maquiada com sujeira no rosto. Jesus nos ensina sobre ser humilde de espírito.

    Ser humilde de espírito é a qualidade daquele que é dono do céu. É ter a posse de todas as riquezas e saber desfazer-se tudo, sem remorso algum, para exercitar o amor, o perdão, a salvação. É ser senhor de tudo e pôr-se no lugar de servo de todos. É ser senhor da vida e por obediência aceitar que lhe sobrevenha a morte. "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz"(Filipenses 2.5-8).

    Cristo nos ensina a humildade que o Pai requer de nós, e que ele próprio a possui. Ele lavou os pés dos seus discípulos e também nos ensinou que, aquele que quiser ser o primeiro seja o último. Ele nos chama a aprender com ele: "aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração"(Mateus 11.29). O reino dos céus pertencem aqueles que são humildes para aprender com Cristo a despir-se da carne e encher-se do seu humilde Espírito.
. Fontes:
[1]http://biblehub.com/greek/4434.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário