sábado, 26 de janeiro de 2019

Crise Cultural X Crise Espiritual


Por volta do ano 1015 a.C o reino de Israel experimentava o auge de sua cultura e espiritualidade. O rei Davi havia subjugado os povos ao seu redor e as fronteiras foram estendidas ao máximo. As 12 tribos irmãs foram novamente reunidas,  e seu filho Salomão estava prestes a herdar um reino unido e guiado para direção de Deus. O Templo finalmente seria reconstruído! Além disso, Deus havia prometido para Davi que o reinado de seu filho seria de paz como nos diz 1 Crônicas 22.9:  "Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias."
   
    Os primeiros dias do reinado de Salomão foram marcados por glória. Deus o encheu de sabedoria como antes dele não houve e nem depois dele se levantaria igual (1 Reis 3.10-12). O Senhor deu ao rei até aquilo que ele não pediu, "riquezas como glória, para que não haja teu igual entre os reis, durante todos os teus dias" (1 Reis 3.14, Thompson).

    No entanto o fim de seu reinado foi marcado pelo pecado: "No tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir a outros deuses, e o seu coração não era completamente leal  para com o Senhor o seu Deus, como fora o de Davi, seu pai." (1 Reis 11.4). Salomão seguiu outros deuses como Astarote e Milcom e edificou altares para Quemós e Moloque. Ele fez o que era mau aos olhos de Deus de modo que o Senhor se indignou contra ele e prometeu rasgar o seu reino e dar ao seu servo (v. 1 Reis 11). A partir desse ponto começa a derrocada de Israel, o reino é dividido e os seus inimigos começam a prevalecer. O povo de Deus torna-se idólatra! O resultado de tudo isso só poderia ser um, o cativeiro.
   
    Israel caiu em declínio cultural por causa do declínio espiritual. Nós brasileiros temos passado por uma crise cultural medonha. A música popular, os livros, a poesia, o cinema, a educação estão aos frangalhos. Parece que a habilidade de se expressar, a honradez e o decoro foram extintos. As virtudes foram banalizadas e aquilo que é banal e imoral tem sido constantemente exaltado. Estamos destruindo tudo que existe de belo no ser humano; estamos destruindo a imagem de Deus. "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal" (Isaías 5:20).

    O mesmo tem acontecido com a igreja brasileira. Grande parte dos cristãos não buscam a Deus nos cultos, mas se empenham em como obter algo de Deus que lhe seja favorável. Há muito lixo naquilo que chamam de música gospel. Os livros cristãos tem sido substituídos por livros de auto-ajuda. E um número crescente de pastores têm apascentado a si mesmos extorquindo suas ovelhas, como profetiza Ezequiel, "Ai dos pastores de Israel que se apascentam a sí mesmos!" (Ez 34.2).
   
    O resultado disso é um povo que geme por causa da violência, da corrupção, dos subornos, de uma educação medíocre e da crescente imoralidade. Ai de nós! Temos experimentado um pouco de um cativeiro de pecados ainda maior que está por vir, se não houver arrependimento.

    "Quer percebamos ou não, nós, seres humanos, estamos em um conflito espiritual cósmico entre Deus e Satanás, no qual casamento e família são áreas de suma importância dentro das quais são travadas batalhas espirituais e culturais. Se, portanto, a crise cultural é sintomática de uma crise espiritual subjacente, a solução deve ser espiritual, e não apenas cultural" (KÖSTENBERGER, Andreas e JONES, David W. Deus, casamento e família. São Paulo: Vida Nova. 2011, p.21).

    Não há outra saída para a crise que estamos se primeiro não buscarmos a Deus arrependidos. Arrependidos de toda idolatria, malícia, imoralidade, perversidade. Nós brasileiros e especialmente a Igreja precisamos rogar por justiça àquele que é o Sol da Justiça. Necessitamos rogar por santidade àquele que é Santo, Santo, Santo! 

    "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Crônicas 7:14). 

e,

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9).

Há se nos voltássemos para o nosso Senhor Jesus Cristo! Quão grande seria a sua salvação! Quanta paz e repouso o Senhor tem para todos quantos o buscam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário