quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A Bíblia é a Palavra de Deus?

 A Bíblia é a Palavra de Deus?

    Essa é uma pergunta bastante recorrente na história do cristianismo e também muito atual. E essa dúvida vem porque os inimigos de Deus sempre estão dispostos a atingir sua Palavra. Quer seja escondendo, ou impedindo o acesso a Santa Escritura, quer seja difamando-a.

    Uma das estratégias que todo todo adversário desonesto usa é a difamação. A Palavra de Deus no Éden foi esta: 
"De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morreras." (Gênesis 2.16,17). 
Mas a palavra enganadora da serpente para Eva, foi: 
"É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" e, " É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (Gênesis 3.1,4,5). 
    A serpente, portanto atribuiu mentira ao Criador difamando sua Palavra.

    O movimento do engano criado pelo Diabo continua. Muitos tem desacreditado da Bíblia, que é a Palavra de Deus. Alguns fazem isto indo além da Escritura atribuindo a outros textos a autoridade e inspiração Divina. Outros fazem isso atacando a Sagrada Escritura, ao afirmarem que tal e tal texto, ou tal e tal livro não são inspirados e, portanto, não são Palavra de Deus. Dessa forma, tais pessoas negam e aceitam da Bíblia, somente aquilo que lhes apraz, ou que seja do seu interesse para um objetivo específico. Quando não lhes serve, simplesmente jogam o Texto Sagrado fora e, ou, substituem-no por outra coisa conforme o seu próprio juízo. Estas pessoas querem ser juízes da Palavra de Deus, querem ser senhores da Palavra quando deveriam ser servos.

    Mas lembre-se do que diz o salmista: 
"Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificastes acima de tudo o teu nome e a tua palavra(Salmo 138.2).

    Embora possa haver erros de tradução e de cópias, e em alguns casos, até mesmo alterações propositais do texto, como as que pretende fazer o Partido Comunista Chinês nas Bíblias que circulam na China. A Palavra de Deus não muda! Deus magnificou sua palavra, bem como o seu nome, sobre todas as coisas!

    "Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele porém que observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus" (Mateus 5. 18-19).

    Aí daquele que fizer tropeçar a um, que seja, dos pequeninos de nosso Senhor

"Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos" (Lucas 17.2).

    Podemos causar escândalo por diversos pecados, inclusive alterando a Escritura ou interpretando-a de maneira errada e ensinando-a aos outros. Mas devemos saber que, mesmo que hajam tentativas do Maligno para deturpar a Palavra de Deus, também existe o trabalho de inúmeros servos do Senhor, ao longo da História, verdadeiramente comprometidos e fiéis em preservar o Texto Sagrado.

    Além disso, a Palavra de Deus dá testemunho de si mesma, não precisamos de evidências externas, muito embora essas evidências existam, para confirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus. 
    
    Uma forte evidência de que a Bíblia é a Palavra de Deus é como diz Geerhardus Vos sobre os frutos que a Bíblia gera onde ela chega:

"onde quer que se conheça e se creia na Bíblia a perversidade e o crime são refreados, assegura-se a vida humana e preserva-se a propriedade, a educação formal é ampla e difundida, criam-se instituições para cuidar de enfermos, desafortunados e de doentes mentais, e honra-se e defende-se a liberdade civil."

    Por outro lado, nos lugares onde a Palavra de Deus é desconhecida ou abandonada Geerhardus Vos, também argumenta: 

""Os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade" (Salmo 74.20, ACF). Onde a Bíblia é desconhecida ou quase desconhecida, a vida humana é barata e insegura; a desonestidade é quase universal; os homens vivem presos a superstições e temores; abundam corrupção moral e degradação."

    Entretanto, como nos diz 1Coríntios 2:14: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Apesar dos fatos e evidências demonstrarem que a Bíblia é a Palavra de Deus, a convicção é dada ao crente pela operação do Espírito Santo de Deus junto ao testemunho da Palavra em nosso coração. A última instância para alcançarmos plena convicção não é a razão humana, mas o testemunho da própria Palavra, que é viva, junto a ação do Espirito Santo em nós, fazendo-nos discernir as coisas espirituais.

    A menos que haja uma ação sobrenatural de Deus sobre a vida do ser humano, ele continuará incrédulo a respeito da Palavra, pois sendo homem natural não consegue, portanto, discernir as coisas espirituais.

    Rogo a Deus que este simples artigo seja útil para tua vida e que a Palavra adentre em teu coração! 

"Pois a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4.12).
 
Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário