domingo, 23 de janeiro de 2022

Para Que o Ser Humano Existe?

 

Para Que, Principalmente, Nós Existimos?

    Se observar bem, isto que a mão na imagem segura é o que todos chamam de "palito de dente". Muito provavelmente, assim como eu, você já deve ter usado este item para muitas outras coisas, além de palitar os dentes. Aliás, em nossos dias, o palito de dente tem perdido, em grande medida, a sua principal finalidade. Mas não se esqueça, este objeto foi projetado e pensado especialmente para remover resíduos que estejam agarrados aos nossos dentes.

    No entanto, não é de palitos que queremos tratar. Você e eu podemos e somos úteis para várias coisas neste mundo e em todo lugar por onde passamos. Deus nos dotou de uma mente incrível e de um corpo cheio de habilidades, mesmo aqueles que possuem alguma deficiência física ou mental, são extremamente úteis e valorosos para a sociedade e para Deus. Apesar de sermos úteis em muitas coisas e possuirmos muitas habilidades, nós fomos criados com uma finalidade principal e superior a todas as outras coisas que podemos ser e realizar. 

    Mas, como temos feito com os palitos de dente, que, apesar do nome tem sido deixado de ser utilizado para sua função principal. Assim, também nós temos nos esquecido de que fomos criados principalmente para a glória de Deus.

    Na verdade, não somente nós, mas toda a criação tem como objetivo, supremo e principal, a glorificação e a satisfação eterna do Criador. Por se esquecerem, ou desconhecerem, da sua principal finalidade, muitos que estão entre nós, tem perdido o sentido da vida e passam a viver aqui em angústia e frustração. Mesmo possuindo mentes e habilidades brilhantes, nós só alcançaremos satisfação plena a medida que cumprimos o propósito principal da nossa vida. Ou seja, o ser humano só encontrará a verdadeira satisfação e felicidade enquanto ele glorifica e satisfaz ao seu Senhor.

    Não adianta negar a existência de Deus ou tentar substituí-lo por outra coisa, afinal, ninguém é tão grande como o Senhor a ponto de poder preencher o lugar que lhe cabe em nossa vida. Tentar fazer isso só aumentará a frustração e a sensação de vazio daqueles deixaram de cumprir o objetivo principal das suas vidas. Não podemos fugir disso!

    Ouça a Palavra do Senhor e veja como todos aqueles que lhe pertencem o louvam com alegria indizível e satisfação plena: "Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Apocalipse 4.11).

    Observe como o apóstolo no ápice de sua carta aos romanos declara: "Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém" (Romanos 11.36).

    Entenda como é nosso o dever e finalidade engrandecer a Deus em tudo o que fazemos: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10.31).

    Perceba como é grande a satisfação do salmista Asafe enquanto canta a glória de Deus:

"Tu me guias com o teu conselho
e depois me recebes na glória.
Quem mais tenho eu no céu?
Não há outro em quem eu me compraza na terra.
Ainda que a minha carne
e o meu coração desfaleçam,
Deus é a fortaleza do meu coração
e a minha herança para sempre.
Os que se afastam de ti, eis que perecem;
tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
Quanto a mim,
bom é estar junto a Deus;
no SENHOR Deus ponho o meu refúgio,
para proclamar todos os seus feitos."
(Salmo 73.24-28)

    Entenda, Deus quer o nosso bem, a medida que o glorificamos e o agradamos, ele invade o nosso coração com regozijo e felicidade eterna Ele nos chama para estar com ele a fim de que nossa alegria seja completa: 

"E a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo" (João 17.21-24).    

     O Senhor Jesus quer que sejamos coparticipantes da sua glória e de todo seu prazer eterno. Fugir disso é viver uma vida sem sentido; é morrer enquanto se vive!

Venha para Cristo!

O palito foi feito para os dentes. Você foi feito para a Glória de Deus!

Guilherme Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário