sábado, 1 de janeiro de 2022

Como Pregar Pela Primeira Vez?


 
Como Pregar Pela Primeira Vez?

    Existe grande diferença em saber falar em público e pregar. Saber falar em público não é a primeira característica para ser um bom pregador da Palavra de Deus. Muitos políticos, atores, profissões, coaches, repórteres e até palhaços de circo falam muito bem diante das multidões. Assim, as técnicas do discurso e da oratória, apesar de muito importantes, não devem ser o foco do pregador.

Mas eis algumas dicas que todo pregador devem seguir desde a sua primeira pregação.

Busque ao Senhor da Palavra 

1. Em primeiro lugar o pregador deve pedir o auxílio divino por meio da oração, deve tomar consciência da impotência diante do poder do Eterno e Todo-Poderoso Deus. Lembre-se que você vai levar as boas novas de salvação, o Evangelho, "...que é o poder de Deus, para a salvação daquele que crê..." (Rm 1.16). Sem o poder que vem de nosso Senhor e sem comunhão com Deus os efeitos da pregação podem causar grande prejuízo para o pregador e também para os ouvintes. Portando, em primeiro lugar o pregador de ir ao trono do Deus vivo em oração, pois é com a Palavra Dele e com a Sua Noiva que estamos lidando. Você e eu somos apenas embaixadores.


Seja Simples e Prudente

2. Em segundo lugar, sendo seu primeiro sermão, pregue de maneira prudente e simples. Nós fomos enviados pelo nosso senhor Jesus Cristo como ovelhas para o meio de lobos, portando "sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mt 10.16). Esta admoestação é bastante útil para todo pregador e importantíssima para os iniciantes. Não queira "inventar a roda", seja simples como o nosso Senhor é simples e não trate a pregação com desdém, seja prudente, evite os perigos de ser pego de surpresa pela própria Escritura no momento da mensagem, em virtude de um estudo raso do Texto Sagrado. Se você honrar a Deus, certamente ele te honrará e Deus será glorificado através da mensagem.

Escolha do Texto

3. Em terceiro lugar, partindo para escolha do texto para seu primeiro sermão, a menos que, por meio da oração, o Espírito Santo tenha te mostrado um texto específico, via de regra, escolha um texto, no qual, Deus já trabalhou em sua vida e que você já teve a oportunidade praticá-lo. Lembre-se que, ao contrário de um discurso, a pregação transcende as palavras e fala também por meio da vida e das atitudes do pregador. Se a Palavra já te ensinou e operou em tua vida certamente será mais fácil para você ensiná-la para outras pessoas. Um exemplo de um texto que escolheria se fosse pregar meu primeiro sermão amanhã seria 1 Pedro 2.9:

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

    Além de este versículo já ter me falado muito e enriquecido minha vida, é um texto que, como muitos na Escritura, possui uma divisão natural bastante didática e que nos adverte grandemente, pois nos fala qual deve ser o propósito da Igreja.

Medite e Estude o Texo

4. Medite no texto escolhido, leia-o várias vezes, busque o significado das palavras, o contexto histórico, e como ele pode ser aplicado na vida dos seus ouvintes hoje. E como disse antes não tente "inventar a roda" procure ver se aquilo que você entendeu do texto já foi também entendido por outros irmão do passado. Lembre-se de que o mesmo Espírito que operou no passado é o mesmo Espírito que ainda age no povo de Deus hoje, seja humilde e ouça o que outros crentes piedosos tem a dizer. Tomando estes passos o Senhor te encherá de intrepidez e ao mesmo tempo humildade para carregar e entregar sua Palavra. Grave o seguinte no seu coração e na sua mente, sou apenas um escravo obedecendo as ordens do meu Senhor e quero obedecer com fidelidade Aquele que me tirou das trevas para sua maravilhosa luz!

Entregue a Palavra de Deus

5. Em quinto lugar, entregue para os ouvintes aquilo que você recebeu de Deus. De maneira muito simples, isto é pregar o Evangelho! Deus levará para a tua boca aquilo que ele mesmo já se encarregou de dar ao teu coração. Não se preocupe como você será visto, ou o que vão pensar de você, ou quão importantes são para a sociedade aqueles que te ouvirão. Diante de todos preocupe-se somente em entregar e falar o que Deus mandou, preocupe-se somente em ser um escravo bom e fiel.

    Mas e as técnicas de oratória, as entonações da voz, os pontos do sermão, as vestes de um pregador? O que tenho a dizer é: Não fique ansioso por estas coisas! Busque primeiro Reino dos Céus e a sua justiça, estas outras cousas te serão acrescentadas. Não se esqueça é apenas o seu primeiro sermão de muitos que virão para a glória de Deus, espero! Quanto mais você buscar a Deus, quanto mais você anunciar o Evangelho, tanto mais habilidade Deus te concederá. O Senhor te dará com a experiência, com a prática, com a comunhão e com os estudos, momentos tão maravilhosos que você poderá dizer como escreveu o grande pregador Charles H. Spurgeon: "Se me fosse proibido entrar no céu, mas se me fosse dado escolher a condição em que passarei a eternidade, escolheria aquela em que às vezes me sinto quando prego o Evangelho."

Conclusão

    Estes conselhos não te desestimulam a se aperfeiçoar nas técnicas de oratória, pelo contrário, antes, te chama para submeter as técnicas do discurso e da oratória ao Senhor do Evangelho e a piedade, que todos que levam o nome do Senhor Jesus devem buscar. 


Para você que quer se aperfeiçoar na pregação, indico a serie de livros chamada Lições aos Meus Alunos, de Charles Spurgeon.

 

    Outra indicação para você se aperfeiçoar, é o Curso Trilhas de Homilética do Dr. Jilton Moraes que visa o aperfeiçoamento espiritual, interpretação e a capacitação do mensageiro da Palavra de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário